NOTA DE REPUDIO SOBRE A MORTE DO PARENTE ELINALDO TOMÉ AKAY

Na manhã da terça-feira, dia 06, acordamos com a notícia triste da morte do nosso parente Elinaldo Tomé Akay, nosso irmão munduruku, que foi assassinado aqui no Jacareacanga.

Ele era filho do cacique Edmundo da aldeia Katõ, sobrinho do cacique geral Arnaldo Kabá, estava trabalhando e tinha largado os estudos. Não acompanha as ações do movimento Ipereg Ayu e não estava na nossa última ação contra o garimpo que aconteceu no Rio das Tropas.

Ainda não sabemos o motivo da morte nem quem o matou. Mas a forma como foi morto foi muito violenta e o Movimento se posiciona em apoio solidário aos parentes do Katõ e espera que o crime seja esclarecido e tomadas providências. Este é o segundo caso de violência contra os Munduruku nesse ano e nessa região, lembrando Raimundo Saw Munduruku que foi baleado por um policial militar à paisana na Aldeia Praia do índio.

Não entendemos que a morte do nosso parente seja uma vingança contra o Movimento, mas sim causada por essas situações que trazem os próprios Pariwat com o seu modelo de sociedade, garimpo, poluição das águas, grandes projetos, como barragens e hidrovias, exploração sem respeito com o povo. As consequências disso são muito tristes para nosso povo, como a exploração sexual, tráfico de drogas, consumo de álcool nas aldeias, aumento da violência e os conflitos entre nossos parentes. Há falta de perspectivas dos jovens que se formam para arrumar trabalho e também uma grande omissão dos órgãos que deveriam cuidar desses assuntos.

O garimpo hoje, a construção das barragens do Teles Pires e São Manoel foram as portas de entrada dessa violência contra nosso povo. Trouxe destruição dos nossos locais sagrados e sujou de sangue e mercúrio as águas do Idixidi.

O Movimento trabalha no nosso plano de vida e para manter uma boa convivência, fazendo ações educativas com os pariwat garimpeiros para que eles entendam quais são as consequências para a floresta, nossa cultura e nossa vida, mas se mesmo assim nossas áreas não forem respeitadas,  tomaremos ações repressivas.

SAWÈ!

Movimento Ipereg Ayu

07 de fevereiro de 2018

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s