Comunicado do Movimento Iperegayu aos pariwat

logo iperegayu

Ontem de madrugada (13 de fevereiro), às 3 horas, os guerreiros e caciques do Movimento juntos com associações decidiram ocupar a delegacia do município de Jacareacanga.

No Entanto os guerreiros quando chegaram a delegacia foi encontrado totalmente abandonado pelos policias

Nosso protesto é porque as autoridades não respondem nossas denúncias e quando Agente denuncia para a justiça muitas vezes a justiça não toma providências, a polícia não prende os bandidos e traficantes e eles permanecem na cidade cometendo crime uma vez quando são preso   esses bandidos  pela policia, maioria das vezes a policia libera, e assim mais violência, prostituição, bebida e drogas aumentam na cidade de Jacareacanga.

Nosso parente Elinaldo  Tome  Akay Munduruku foi morto e antes dele outros também já foram assassinados brutalmente pelos bandidos e a policia só faz ir nos garimpeiros , dos traficantes pegar propina.

Antes o Secretário de Segurança Pública veio aqui em jacareacanga, fez promessa, mas só o que ficou aqui foi so prédio da delegacia. Os bandidos não vão entrar sozinhos na delegacia.

Nós estávamos fazendo nossa III feira tradicional Munduruku, para mostrar nossa produção. Mas as cacicas, caciques e guerreiros queriam protestar contra a morte do nosso parente.

Se nada for feito só ficarão nós mulheres chorando pelas nossas filhas que são levadas embora e pelos nossos filhos que são mortos ou ficam drogados pelo veneno dos pariwats.

Vamos continuar lutando e só sairemos daqui quando o governo do estado principalmente o secretário de segurança pública atender presencialmente  nossas reivindicações relativo a segurança do nosso município e comunicamos que so entregaremos a delegacia quando secretario de segurança vier nos ouvir com máxima urgências .

Exigimos uma reunião de urgência com os autoridades de segurança do estado, MPF,MPPA para  atender as nossas reivindicações em Jacareacanga .

Exigimos troca de delegado que atua em Jacareacanga.

Exigimos que o estado mostra a sua política de segurança para nosso povo Munduruku  e  Município  de Jacareacanga, aumentando o número de contingente.

Exigimos ainda que mandem a polícia de respeito, digno que realmente dê segurança para cidadão de bem como rege a legislação.

Exigimos também que o estado dê apoio para os policiais para que eles possam realizar seus trabalhos de forma digno como; apoio em alimentação, combustível, equipamentos, reforma de prédio, manutenção de viaturas e outros.

Movimento Ipereg Ayu

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s